Coordenador : Claudio Fernandes da Costa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388797.2199.49173.24022023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Educadores, estudantes, pesquisadores e militantes sociais da área da educação.
Local de atuação: A organização e realização do Projeto Observatório das reformas educacionais (IEAR-UFF/Angra dos Reis) se fará fundamentalmente online, enquanto o Curso a ele vinculado, dependendo das condições sanitárias e estruturais ao longo do ano, está planejado para ser realizado presencial e/ou online, até porque a experiência de 2022 mostrou que parte d@s seus inscrit@s, e mesmo de seus organizadore(a)s/colaboradore(a)s residem fora de Angra dos Reis e até fora do Estado do RJ.
Objetivo
Este projeto/observatório tem como objetivos: Acompanhar, através de seus organizadores [educadores/pesquisadores e estudantes (bolsistas)], a implementação das principais reformas/políticas da Educação Básica e Superior brasileiras previstas para 2023. Pesquisar, selecionar, analisar e disponibilizar informações sobre esse processo na plataforma do Observatório, no sentido de subsidiar conhecimentos, reflexões e ações críticas a educadores, estudantes, gestores e militantes sociais. Aperfeiçoar a estrutura dessa plataforma implantada e hospedada na UFF, em 2022, para a qual contamos com bolsistas e colaboradores, no sentido de viabilizar a alocação e socialização online dessas informações. Realizar, ao longo do ano, um curso de extensão a ser oferecido, sobretudo, a educadores e estudantes, numa ação integrada, dialeticamente, com os temas e informações disponibilizados pela referida rede/plataforma do Observatório, no sentido de socializar e aprofundar, dinamicamente, a reflexão e a análise sobre a implementação das referidas reformas/políticas, e suas consequências em 2023.
Resumo
O Observatório das reformas educacionais é um Projeto em parceria com o SEPE Angra-Paraty que articula duas importante ações: uma Plataforma digital parcialmente constituída, hospedada na UFF, e um Curso de mesmo nome oferecido online. Na medida em que se trata de duas importantes ações e que a oferta online corresponde a uma abrangência nacional , solicitamos 2 (DOIS) BOLSISTAS para colaborarem com a Plataforma e o Curso. Esse projeto, realizado, inicialmente, em 2022, com grande repercussão (quase 1.000 inscritos) e excelente avaliação de seus participantes, nos levou a renová-lo em 2023. Neste sentido, seus organizadores (educadores/pesquisadores, técnicos-administrativos e estudantes (bolsistas)) buscarão recolher, analisar e sistematizar informações produzidas a partir da implantação dessas reformas. Tais informações serão socializadas criticamente através da Plataforma digital, a partir das contradições produzidas pela referida implantação, para subsidiar reflexões e ações de educadores, gestores e militantes sociais, sobretudo , em trabalhos acadêmicos, no debate sindical e no próprio chão da escola. Em articulação com o ensino e a pesquisa desenvolvidos por nós no IEAR/UFF, será oferecido um curso de extensão, no sentido de socializar e aprofundar, dinâmica e dialeticamente, a reflexão e análise sobre a implementação das referidas reformas/políticas em 2023. A descrição das atividades desse curso está detalhada no item 1.5.9. Em relação às reformas/políticas educacionais atuais, objeto desse projeto, destacamos a Lei 13.415/2017 (reforma do Ensino Médio [EM] ou Novo EM [NEM]), a BNCC (2017, 2018), a BNC-Formação (2019), o PNLD (2021), o novo SAEB (2021), o novo FUNDEB (2020), entre outras.